Políticos aprendem com política partidária

14 de abril de 2014
Sempre fui refratário a embarcar na atividade política partidária para disputar qualquer cargo eletivo; ressalvando, contudo, que a verdadeira democracia é efetivada por meios participativos.

Afinal, a melhor maneira de fazer política não é atuar apenas como expectador ou crítico; o certo mesmo é ser ator.

A história da política brasileira tem revelado que alguns pretensos políticos só aprenderam a fazer política partidária quando embarcaram nela de corpo e alma.

19997 - Leonel Brizola, Saturnino Braga, ao fundo, enquando o "sapo barbudo" - segundo Brizola - discursa.

O melhor e o mais recente exemplo que o país tem é Luiz Inácio Lula da Silva. Quando via e o ouvia discursando política tinha minhas dúvidas se ele algum dia aprenderia exercitar política partidária.

E não é que ele, ao fundar o seu partido e praticar a política partidária, tem sido um grande mestre nessa área?

Não levando em conta inúmeras besteiras que tem feito e sim levando em conta um número maior de acerto em termos de prática política e dessa maneira está pondo no chinelo muitos que se diziam mestres nessa área.

Isso não quer dizer que eu votaria nele de novo! Votei nele duas vezes para não votar nunca mais, não tanto por culpa dele e sim porque se juntou com uma corja de políticos da pior espécie.

Pode ser que críticos contumazes da política, uma vez matriculados nela, façam pior do os que lá estão.

O eleitor capixaba está vivendo um momento de interrogação com a notícia de que o ex-governador Paulo Hartung deverá ser candidato a governador nas eleições deste ano, competindo com o atual governador Renato Casagrande.

O exemplo de Hartung é mais um, deixando claro que se aprende a fazer política fazendo política.

Aprendeu, lá atrás, fazendo política estudantil, chegando, a seguir, na política-partidária, gostou e não quer parar mais, sobretudo quando tem alcançado sucesso, a cada disputa, como é o caso dele.

Política partidária é uma ação que ajuda a construir e bem a democracia de qualquer país que se preza, a despeito da ação nefasta de alguns políticos.

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ: 15.265.070/0001-49