Alencar Garcia de Freitas - Nem samba, nem tango; deu show alemão!

15 de julho de 2014

No vôo de volta, eles se divertem e vestem a camisa do Mengão: é o FLAlemanha


Os brasileiros mais apaixonados por futebol e jogos da Copa do Mundo, desde o início pensavam que o resultado final da disputa daria ao Brasil o título de hexacampeão.

E talvez meses de muito samba. Nas quartas de final o que se viu foi  uma Seleção Brasileira que não estava com aquela bola toda!

Surgiu, então, outra possibilidade: Argentina como potencial campeã, e se isso tivesse acontecido, seria muito tango aqui. Aqui, aliás, os argentinos já estavam tocando e cantando tango em todos os cantos. Imagine lá, em Buenos Ayres, na Praça San Martin! Não deu para eles também!

Os alemães vieram e deram um show de futebol associado, tudo com muita competência!

Sem dúvida os brasileiros têm sido, tradicionalmente, bons de bola, mas não foi o que aconteceu durante a Copa das Copas, tão decantada em marketing oficial e mídia espontânea! E o pior é que tudo aconteceu em terras brasileiras, com mais de 200 milhões de torcedores tentando empurrar a Seleção, ex-Canarinho, para a frente.

Quem sabe se em 2018, em Moscou, o desempenho brasileiro será melhor do que o de 2014?
Dizem os entendidos de provérbios populares que “quem ri por último ri melhor!”. Foi isso o que se viu no Maracanã no dia 13 de julho.

Ainda hoje estava me lembrando da grande conquista dos brasileiros na Copa de 1958, que veio para compensar o triste fracasso de 1950, em pleno Maracanã, quando o país sediou, pela primeira vez, os jogos da Copa do Mundo.

Não se pode esquecer que naqueles tempos parece que o futebol associado era incomparavelmente mais na base da raça e menos na base do dinheiro e do marketing, como agora; tempos em que os jogadores cantavam com mais vigor o Hino Nacional Brasileiro, como se estivessem fazendo uma oração à pátria para valer.

Não deu samba desta vez, mas quem sabe se dará daqui a quatro anos entre os russos em plena Moscou!

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ: 15.265.070/0001-49